Volta do Concelho

Descrição do Trajeto

O passeio em bicicletas de estrada começa no centro de Ponta Delgada, seguindo pelo litoral oeste rumo à freguesia de Santa Clara e Relva. Continuação pela ER8 (canada dos pavões) rumo à freguesia da Covoada virando à esquerda, junto ao posto do leite seguindo pelo caminho do Saramangal percorrendo a zona agrícola, até ao cruzamento com a R9-2A. Voltar à direita no cruzamento e seguir rumo ao miradouro da Vista do Rei. Seguir pela direita em direção ao cruzamento das Sete Cidades, seguir pela esquerda descendo para a freguesia. Modere a velocidade de descida para a Lagoa das Sete Cidades. Após algum descanso, sair da freguesia das Sete Cidades em direção à Várzea. Ao km 32 recomenda-se uma paragem no miradouro das Cumeeiras, vista sobre os Mosteiros. Continuar a descida até ao cruzamento da Várzea, voltar à direita e seguir em frente pela Estrada Regional  N1-1ª, percorrendo as diversas freguesias da Costa Norte, João Bom, Pilar e Ajuda da Bretanha, Remédios, Santa Bárbara, Santo António, Capelas, Fenais da Luz, Calhetas, Rabo de Peixe até à rotunda da entrada da Ribeira Seca da Ribeira Grande. Neste ponto (km 74), inicia-se o regresso a Ponta Delgada, podendo no entanto fazer-se uma paragem na praia dos Areais de Stª Bárbara. Voltando à direita seguir pela estrada da Ribeira Grande, voltando á direita na rotunda ao km 81, seguindo pelo caminho velho do Pico da Pedra e caminho da adutora até à rotunda do Pico do Funcho. Contornar a rotunda descendo a radial Pico do funcho, passando as diversas rotundas, descendo pelas avenidas Natália Correia e D. João III, descendo para avenida infante D. Henrique terminando o passeio junto às Portas do Mar.