Nordeste-PDL

Descrição do Trajeto

Início do passeio junto à Camara Municipal do Nordeste, seguindo de imediato pela Rua Alves de Oliveira e Rua Padre Pacheco do Monte, entrando-se na EN1-1A, rumo à freguesia da Pedreira. Aos 5,2 km encontra-se o parque de merendas da Ponta do Sossego de onde se pode vislumbrar a praia do Lombo Gordo e toda costa este da ilha de S. Miguel. Mais à frente ao km 8,1chegamos ao Miradouro da Ponta da Madrugada, que possuí um magnifica vista sobre a Fajã do Araújo e sobre o Farol da Ponta do Arnel. Deste local até á entrada da freguesia de Agua Retorta (km 14) a subida é exigente e o piso encontra-se irregular. Ao km 21 sugere-se uma paragem no miradouro que possui uma excelente vista sobre a Vila da Povoação e as suas Sete Lombas. Neste ponto inicia-se a descida para a Vila da Povoação, aconselha-se moderação na velocidade. Ao km 27,7 faz-se a saída da Povoação e inicia-se uma subida longa e exigente que termina ao km 34, iniciando-se neste ponto a descida para freguesia das Furnas (km 38). Nesta localidade, pode provar observar as caldeiras, provar as águas minerais das nascentes locais, bem como provar as iguarias locais, como os bolos levedos e as queijadas de inhame. Nesta localidade fazer a saída pela rua da igreja fazendo a subida pelo caminho do Sanguinhal (atenção ao eventual trânsito descendente). Ao KM 41,5 encontramos a Lagoa das Furnas, seguindo pela margem sul com o seu característico piso de empedrado até ao KM 44, neste ponto inicia-se a subida até ao cruzamento do Castelo Branco (KM 47,8), onde se dá início à longa descida até Vila Franca do Campo (KM 57), aproveite e prove as famosas queijadas locais. Continuando pela EN1-1A, seguir em direção à freguesia de Água D’Alto descendo para a zona das Praias. Logo depois encontramos a última dificuldade do passeio a curta mas intensa subida do Pisão que se inicia ao KM 64,5 e termina na rotunda ao km 65,8. Após esta dificuldade o passeio torna-se rolante até Ponta Delgada. À Saída de Água de Pau seguir pela Rua Manuel Augusto Amaral e mais à frente pela Estrada regional 1-1, que nos conduz até à entrada do centro da cidade de Lagoa, seguindo-se pela Avenida Infante D. Henrique, estrada regional da Atalhada, Estrada Regional do Pópulo, entrando-se na freguesia de S. Roque. Ao Km 80,7 seguir pela Avenida do Mar, terminado assim o passeio em bicilcetas de estrada nas Portas do Mar.