Cumeeira Pequena

Descrição do Trajeto

Início do passeio situa-se na margem oeste da lagoa azul das Sete cidades, junto aos edifícios de apoio (lazer e restauração) à praia fluvial. Começamos o nosso passeio em bicicletas de montanha, seguindo em direção à Igreja de São Nicolau, seguir pela esquerda pelo caminho das ruas até ao cruzamento com a Rua da Cidade (1,6KM), voltando à direita. Seguir em frente voltar à direita ao 2,5KM, iniciar a subida (200m), seguindo em frente ultrapassando uma série de lombas de calçada antiga até chegar à estrada regional (ER9-1A), voltar à esquerda seguir pela estrada voltando à esquerda ao 5,7KM, iniciando-se uma subida algo ingreme, até novamente encontrar a Estrada Regional, seguir em frente até ao miradouro das Cumeeiras pequenas. Neste Miradouro é possível avistar a Freguesia dos Mosteiros bem como os seus ilhéus. Seguir pelo caminho das Cumeeiras até ao cruzamento (11,7KM) com o caminho dos 3KM (caminho antigo e acesso às Sete Cidades). Neste ponto, pode optar antes de realizar a descida avançar mais um pouco até ao Miradouro da Vista do Rei. Descer pelo caminho dos 3KM, modere a velocidade, poderá encontrar veículos TT em sentido contrário. No final da descida seguir em frente até à Rua da Cidade, continuar a descer no asfalto até à fonte. Voltar à esquerda em direção à freguesia e seguir pela margem da lagoa até ao ponto inicial.