Cumeeiras

Descrição do Trajeto

Início do passeio situa-se na margem oeste da lagoa azul das Sete cidades, junto aos edifícios de apoio (lazer e restauração) à praia fluvial. Começamos o nosso passeio com as bicicletas de montanha a postos, seguindo em direção à Igreja de São Nicolau, seguir pela direita pela ER9-1.. Ao Km 3.7 virar à direita em direção à cumeeira pequena. Percorrer a mesma até ao miradouro da Vista do Rei (km 8,5), continuar em frente em direção à Lagoa o Canário (km 12,1) pela ER8-1ª. Virar à esquerda ao Km 12,8 seguir junto ao aqueduto das 9 janelas, seguir pela esquerda em direção ao Pico da Cruz. Ao Km 14,4 inicia-se a subida de cerca de 500m em cimento, do Pico da Cruz, sendo a mesma de pendente elevada. Desde o cimo do Pico da Cruz o percurso faz-se maioritariamente a descer, por vezes atinge-se velocidades elevadas, intercalando-se as descidas com algumas subidas acentuadas. Ao km 23 voltar à esquerda, iniciando-se a descida final até às margens da Lagoa Azul. No final da descida voltar à direita onde termina o percurso, no ponto de partida.