Volta a Stª Maria

Descrição do Trajeto

Este passeio de bicicleta tem um perfil circular, tendo o seu ponte de partida e chegada no Largo Nossa senhora da Conceição, em frente à Camara Municipal de Vila do Porto. Uma vez sob a bicicleta dirigimo-nos para oeste subindo a rua principal, voltando à direita em direção a Valverde e iniciando-se um descida seguida de uma subida curta mas ingreme. Ao Km 3,3 seguir em frente no cruzamento voltando à direita 500m mais à frente iniciando-se mais uma descida desta vez em direção à Praia Formosa. Recomenda-se uma paragem no miradouro. Continuar na estrada principal voltando à esquerda ao 6,5 km iniciando-se a subida para a Malbusca. Voltar à direita ao 11.8 km até à localidade da Gloria, voltando à direita no cruzamento ao 16,7KM,  e novamente à direita cerca de 1 km mais à frente após a localidade da Fonte do Jordão. Entrar na estrada regional (R1_2) para sair pela derivação à direita ao 18KM regressando à mesma estrada cerca de 2 km’s mais à frente. Neste ponto, pode-se optar por descer à freguesia da Maia ou apenas descer ao miradouro sobranceiro ao farol. No regresso continuar pela R1-2 até á Freguesia de Santo Espirito passando pela igreja de Nossa SRª da Purificação prosseguindo até voltar à direita na estrada R3-2 prosseguindo até à localidade de Azenhas de Cima, seguindo na mesma via em direção a S. Lourenço. Perto do 29,7KM existe um miradouro à direita na estrada onde se pode vislumbrar toda a baia de S. Lourenço. Continuar a descer até ao cruzamento em que prossegue a via que desce para S. Lourenço, ou voltar e subir para Stª Barbara. Após a fase final da subida recomenda-se em jeito de descanso uma paragem no poço da Pedreira para um recuperar das forças antes de continuar o passeio. Seguir para a freguesia de Stª Bárbara prosseguindo pela R1-2 pela costa norte, passando pelo miradouro dos ilhéus da Lagoinha. Virar à direita no cruzamento ao 41,7 KM seguir em frente e voltar novamente à direita em direção à localidade dos Anjos. Ao 46,1 Km voltar à esquerda para zona do aeroporto onde se inicia o regresso ao ponto inicial do percurso.